A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, esteve nesta quinta-feira (22) na Prefeitura Municipal para apresentar a minuta do Plano Regional de Água e Esgoto (PRAE), referente ao Sistema CORSAN.
Na ocasião, a subchefe de gabinete, Débora Tuchtenhagen, recebeu oficialmente o documento, que foi apresentado pelo gerente regional da CORSAN Aegea, André Finamor, e pelo representante Felipe Dias. O plano contempla ações previstas para Encruzilhada do Sul e região, com foco na expansão e qualificação dos serviços de saneamento básico.
Durante a reunião, os representantes da companhia detalharam os principais pontos do PRAE, que prevê, entre suas metas, a implantação completa do sistema de esgotamento sanitário no município.
O plano está alinhado ao novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que estabelece como meta a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário até 31 de dezembro de 2033 em todo o país.
O PRAE é um instrumento fundamental de planejamento, que visa assegurar o desenvolvimento sustentável dos municípios atendidos pela CORSAN, promovendo saúde pública, preservação ambiental e melhorias significativas na qualidade de vida da população.
O avanço do saneamento básico é considerado essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Encruzilhada do Sul.