Uma equipe de alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 15, os trabalhos para o inventário de oferta turística do município. O projeto servirá para o planejamento e desenvolvimento do setor, com o conhecimento do patrimônio cultural e natural de cada município. O levantamento sobre os dados da região permite a diversificação da oferta e constituição de roteiros, estruturados com base na identidade e na coesão social, cultural e territorial de cada lugar.
A coordenadora do projeto, Régia Maria Hermes Eichelberg, explica que o inventário é um documento aplicado em todo o País, onde se busca dados específicos de cada localidade, divididos em três segmentos: infra-estrutura, serviços e atrações. A equipe da UNISC foi contratada pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e os recursos para a execução do trabalho são provenientes da Consulta Popular votada na região em 2009.
Em Encruzilhada do Sul a coleta de informações para o inventário turístico deve ser desenvolvida ao longo de 20 dias. A estimativa é do assessor da Secretaria Municipal de Indústria Comércio Mineração e Turismo, Alvino Silveira Machado. Ele cita que a Prefeitura vai contribuir disponibilizando para a equipe da UNISC, um servidor e um veículo para o deslocamento no município.