Conheça nossa História

Encruzilhada do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, localizado no Vale do Rio Pardo.

O primeiro nome foi Santa Bárbara de Encruzilhada.

No decorrer dos anos de 1715 até 1766 os primeiros habitantes instalaram-se no Capivari, região que hoje fica a alguns quilômetros da cidade.

Surgiram na campanha os primeiros estabelecimentos pastoris, formados por uma vanguarda de missionários e índios, que lutaram juntamente com guardas que protegiam a Província das invasões espanholas. Domingos Bitencourt fez doação de uma parte de terras ao governo, onde fica a cidade de Encruzilhada do Sul, para que fosse construída uma Freguesia. Começou, então, a chegada dos primeiros povoadores de Rio Pardo, São Paulo, Açores e Laguna. Estes pioneiros instalaram-se onde hoje existe a atual Praça Barão do Quaraí, no qual abriram um caminho até a capela de Santa Bárbara. Hoje este caminho é a Av. Rio Branco, que nos meados de 1850 chamou-se de Rua Direta. Em 1799 o povoado é elevado à condição de Capela Curada e em 1837 passou a condição de Freguesia.

A lei nº 178 de 19 de julho de 1849, assinada pelo Tenente General Francisco José de Souza Soares de Andréa, deu autonomia política ao município, tendo sua primeira Câmara de Vereadores instalada no ano seguinte. Era criado então o município de Encruzilhada.

Na data de 26 de novembro de 1857, uma lei provincial criou o núcleo colonial de São Feliciano, 5º distrito de Encruzilhada, que hoje é a emancipada cidade de Dom Feliciano.

Em 1938, Encruzilhada foi elevada à cidade, começando a se chamar Encruzilhada do Sul sete anos depois.

É um município de temperatura amena, localizado na Serra do Sudeste.

Nestes 172 anos, a identidade cultural de Encruzilhada do Sul é o Carnaval e a Festa do Bumba-Meu-Boi e a identidade econômica está voltada para a ovinocultura, fruticultura e o florestamento.

O município teve forte colonização alemã e polonesa.

O habitante mais ilustre de Encruzilhada, hoje Encruzilhada do Sul, foi o líder negro João Cândido Felisberto.