18 JUL 2017
Dia da Cidadania

Durante as festividades da Semana do Município, nessa quinta-feira, 13 de julho, foi comemorado o Dia da Cidadania, promovido pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social.
Na abertura do evento, o Assessor Especial da pasta Paulo Renato Morais, explicou os serviços que a Secretaria oferece principalmente as novas oficinas implantadas no CRAS, como violão e capoeira, destinada a crianças e adolescentes. O Secretário de Cidadania e Inclusão Social, Renan Andrade de Souza, ressaltou a importância do Executivo, estar próximo à comunidade e, que o objetivo do evento foi proporcionar momentos de bem-estar aos encruzilhadenses. O Prefeito Artigas Teixeira da Silveira parabenizou a Secretaria pela organização do evento, salientando sua satisfação pelo trabalho desenvolvido, junto à comunidade.
As atividades iniciaram pela manhã, com cortes de cabelo masculino, totalmente gratuito à comunidade. A oficina de barbeiro/cabeleireiro deverá ser oferecida em breve à comunidade no CRAS I e CRAS II. No evento também foi oferecido serviço de manicure para as mulheres, mateada com a Ervateira Ponche Verde de Arvorezinha, confecção de fotos 3x4 para documentos totalmente gratuitas.
Ainda durante a manhã, o Professor de Ed. Física Fernando Soares, do Studio Lazer Movimente-se, ministrou uma oficina de Aero Dance, com a participação de grande público.
Iniciando as atividades da tarde, o Professor da Oficina de Violão, Rafael Sena, expos um pouco do seu trabalho realizado com as crianças e adolescentes, beneficiários do Bolsa Família. Essa oficina também é oferecida no CRAS I e CRAS II.
O Centro de Formação Divina apresentou algumas modalidades de aulas, ministradas pelo Professor Tiago Silveira (Tiaguinho), o Som da Vila (bate lata) e Capoeira. Cerca de 50 crianças e adolescentes participaram das apresentações.
Como encerramento das comemorações, o Primeiro Infância Melhor (PIM), que completou recentemente 13 anos de existência, em nosso município, onde fomos pioneiros no estado, realizou a festa temática Junina em homenagem ao aniversário. Contou com a participação das crianças atendidas pelo Programa. Foi cantado o tradicional ‘parabéns a você’, ao PIM e também ao Centro de Formação Divina Providência que também completou nessa quinta-feira seus 13 anos. Após, foi servido cupcakes, pipoca e chá aos presentes.
O Programa Criança Feliz do Governo Federal também foi lançado na ocasião, tem por objetivo incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, orientado essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.
O PIM tem como om a Monitora e Supervisora do PIM e Programa Criança Feliz, Odete Soares e, Coordenadoras pela Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, Cristiane Freda, Secretaria de Saúde Cláudia Duarte, Secretaria de Educação Eleni Carvalho e como gestores os Secretários de Educação Solismar Ribeiro Figueiró, Secretário de Cidadania e Inclusão Social Renan Andrade de Souza e Secretário de Saúde Pedro Soares de Freitas.
Em todo o período do evento, as equipes do CRAS, CREAS e PIM estiveram à disposição da Comunidade para atendimentos. A Secretaria de Cidadania e Inclusão Social agradece a todos que participaram, a maioria de forma voluntária, contribuindo para o sucesso das festividades. O Dia da Cidadania proporcionou a comunidade saúde, lazer, bem-estar, autoestima, diversão e alegria.