28 JUL 2017
Projeto “Gestação? Agora não!” já atendeu diversas adolescentes

Durante alguns meses, o Projeto “Gestação? Agora não!”, foi idealizado e criado pela equipe do Centro Materno Infantil, visando à prevenção e orientação de adolescentes em relação à gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, como hoje em nosso município, a média mensal é de 150 gestantes, sendo que 1/3 delas são adolescentes de 13 a 17 anos. Após a constatação desse índice e alguns relatos de professores das escolas, a Enfermeira Francine Damé, o Dr. Rudinei Schvan, Dra. Débora Santos, Técnicas em Enfermagem Fabiane Freitas, Taila Mengue e Recepcionista Gilsiane Soares, resolveram implantar um projeto de conscientização das adolescentes, antes de serem expostas a riscos.
O Projeto Piloto foi desenvolvido com a Escola Mariano da Rocha, onde atendeu grande número de meninas, que se deslocaram até o Centro Materno Infantil, sem a presença dos pais, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O critério para as alunas participarem, é possuírem a faixa etária de 13 a 17 anos e estarem frequentando regularmente a Escola. As adolescentes são atendidas para orientações, em grupos de 10 no turno da manhã e 10 no turno da tarde, durante as quartas-feiras e cada uma recebe a consulta médica separadamente, respeitando a sua privacidade. O agendamento das visitas é realizado pela direção da escola e o Centro Materno Infantil (Antigo Plantão), nesse dia da semana atende exclusivamente esse público.
A próxima visita está agendada pelo Centro de Formação Divina Providência, na próxima quarta-feira, 02 de agosto. Após as férias escolares, a equipe estará visitando os colégios e apresentando o projeto a direção e de acordo com a demanda, organizando visitas na unidade de saúde para prevenção.