24 ABR 2019
ENCRUZILHADA SEDIARÁ A 11ª EDIÇÃO DA EXPO ALTO CAMAQUÃ

Este ano, Encruzilhada do Sul irá sediar a 11ª edição da Expo Alto Camaquã. É a primeira vez que o município recebe o evento, que teve nove edições anteriores realizadas na cidade de Bagé e uma, a do ano passado, aconteceu em Canguçu. Será nos dias 20 e 21 de julho, dentro da Semana do Município, no Parque de Exposições Desidério Finamor.

Através da feira, os municípios que compõem o território do Alto Camaquã têm a oportunidade de fomentar os arranjos produtivos locais. Contando com a participação de produtores e representantes de associações.

A região do Alto Camaquã situa-se na parte superior da bacia do Rio Camaquã e engloba os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista. É a maior área preservada no Rio Grande do Sul, com mais de 70% da vegetação original.

A feira visa o reconhecimento da qualidade do que é realizado nas cidades que compões o grupo, levando em conta os campos nativos e outros recursos naturais. Para identificar e valorizar o que é produzido no Alto Camaquã, foi criado um selo de identificação destinado aos produtos tradicionais da região.

O evento será uma realização da Associação dos Produtores de Ovinos de Encruzilhada do Sul (APROES), associada à idealizadora da feira, a Associação para o Desenvolvimento do Alto Camaquã (Adac), e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo, Saneamento e Viação Urbana e do Departamento de Eventos. Também, contará com o apoio da Emater, Sindicato Rural e Colégio Estadual Técnico Doutor Zeno Pereira Luz (CETEC).

Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada uma reunião na sede do Sindicato Rural onde foi montada a Comissão Expo Alto Camaquã 2019. O grupo de trabalho será presidido pelo secretário de Agropecuária, Danilo Cardoso e composto por representantes das entidades envolvidas. O próximo passo será uma nova reunião, desta vez, com a presença da ADAC.