25 ABR 2019
EXECUTIVO RECEBE SUPERINTENDÊNCIA DA CORSAN

Na tarde da quarta-feira (24), a superintendente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Léa Patrícia Pinheiro Basei e o gerente da unidade de Encruzilhada do Sul, Cristiano Nunes, estiveram em reunião com o prefeito Artigas Teixeira da Silveira, na sede do Executivo.

Na visita, foi entregue a prestação de contas dos serviços realizados no município pela companhia, que acontece anualmente. Bem como, foi oferecido apoio para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Na oportunidade, também, foi debatida a divulgação de reportagens sobre resíduos de agrotóxicos na água. De acordo com a Corsan, conforme levantamento realizado frequentemente, os níveis de substâncias encontrados atentem a portaria de potabilidade, confirmando que a água do qual o município está sendo abastecido é potável.

Na segunda-feira (22), assim que soube da divulgação do conteúdo que alertava para uma possível contaminação da água, o executivo, através da Vigilância Sanitária, solicitou esclarecimentos à 8ª Coordenadoria de Saúde, em Cacheira do Sul.

Em um comunicado oficial, através de uma nota informativa do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (Vigiagua RS), a forma de avaliação utilizada por alguns laboratórios está gerando um “diagnóstico equivocado”. Tanto a Corsan, quanto Programa Vigiagua RS, orientaram que os Municípios revisem a alimentação dos resultados de agrotóxicos.

De acordo com o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Danilo Cardoso, em conjunto com a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, será realizado um levantamento minucioso. E logo, serão divulgados os devidos dados técnicos.