21 AGO 2019
REUNIÃO MENSAL DA UNDME E UNCME – REGIÃO DA AMVARP ACONTECE EM ENCRUZILHADA DO SUL.

No dia 20 de agosto aconteceu em Encruzilhada do Sul a reunião mensal da União Dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME e da União dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME.

Estiveram presentes onze dos quinze municípios que compõe a região da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo - Amvarp. O Secretário Municipal de Educação, professor Solismar Figueiró e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Valkiria Cruz Zaikoski receberam os representas dos municípios na Câmara de Vereadores, onde foi feita a abertura oficial. Logo após, os secretários municipais deslocaram-se para a sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Hércio Alves Rodrigues e os conselheiros permaneceram na Câmara de Vereadores.

A presidente da UNDIME/AMVARP Joice Battisti Gassen informou aos secretários sobre assuntos tratados no Fórum Nacional da UNDIME que aconteceu na Bahia, na semana passada. Também foram abordadas pautas de interesse comum dos municípios da regional da Amvarp, avaliação do novo FUNDEB e seus efeitos para a educação, avaliação da Educação Infantil que acontecerá em 2021 e a organização dos municípios quanto a oferta, infraestrutura, recursos materiais e profissionais, acessibilidade e outros itens que serão avaliados para fazer o atendimento adequado.

O Coordenador da UNCME/AMVARP André Henckes abordou sobre orientações para o terceiro dia D de estudos sobre a BNCC, sugestão de modelo da Resolução que normatiza o Documento Orientador Municipal, elaboração do Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico, bloco de alfabetização, retenção no terceiro ano do ensino fundamental, progressão parcial, avaliação da aprendizagem e questões referente ao FUNDEB. Participaram também os Conselheiros do nosso Município, que tiveram a oportunidade de contribuir e também esclarecer suas dúvidas conforme a pauta. Conforme o Secretário Municipal de Educação e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, estas reuniões sempre são produtivas e a troca de conhecimentos somam para qualificar a educação municipal.