17 SET 2019
MUNICÍPIO RENOVA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A FEPAGRO

Foi assinada na última semana a renovação do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Encruzilhada do Sul e a Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural – SEAPDR. O documento firma as ações da Prefeitura junto ao Centro de Pesquisa da Região da Serra do Sudeste (CPRSS) da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), em Encruzilhada do Sul.

A Prefeitura irá receber da SEAPDR madeira para a confecção e manutenção de pontes em estradas municipais e em contrapartida irá realizar a conservação dos arruamentos, confecção de taipas em açudes e a reforma de galpões nas dependências do Centro de Pesquisas.

O contrato tem duração de um ano e seguirá um plano de trabalho já elaborado. Que possui como coordenador geral o chefe do CPRSS, Adair da Silva Ramos, como responsável técnico da SEAPI/DDPA/CPRSS, Elder Joel Coelho Lopes e como colaborador o servidor do Município Valderez.

Para a execução da cooperação não haverá repasses de recursos financeiros, somente recursos materiais e humanos já existentes nas instituições representantes.

CENTRO DE PESQUISA DA SERRA DO SUDESTE
O Centro de Pesquisa da Serra do Sudeste foi criado em 1942, um dos primeiros Centros Experimentais do Rio Grande do Sul. Na época denominado Estação Experimental Fitotécnica de Encruzilhada do Sul (e, posteriormente, Estação de Pesquisa e Produção de Encruzilhada do Sul), destinava-se, inicialmente, ao melhoramento de trigo. No transcorrer dos anos, foram desenvolvidas pesquisas pioneiras em linho, milho, mandioca, feijão, girassol, forrageiras de inverno, plantas recicladoras de nutrientes e de proteção do solo e sistemas de produção animal em pastagens tropicais, entre outras.