26 SET 2014
Transito tera alteracoes

Há bastante tempo a falta de vagas de estacionamento no centro da cidade tem trazido dificuldades para a comunidade em geral. Preocupado com a situação, o secretário municipal de Obras Urbanismo Saneamento e Viação Urbana, Suilan Pires Peixoto promoveu, há alguns meses, quatro reuniões com representantes da CDL, ACI, Brigada Militar, CFC Modelo, Associação dos Taxistas, SB e São Geraldo . O objetivo era analisar em conjunto a atual situação e propor algumas alterações.

Durante os encontros, os setores estudados pelo grupo foram as Avenidas Rio Branco, Benjamin Constant, Dom Feliciano e as Praças Dr. Ozy Teixeira e Silvestre Corrêa. Os demais pontos deverão ser discutidos entre as entidades, tão logo exista viabilidade econômica por parte da Secretaria de Obras para sua implantação.

Na terça-feira passada, o secretário Suilan Pires Peixoto esteve participando, a convite, da reunião de diretoria da CDL. Ele expôs ao presidente da entidade, José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho)  e diretores, as mudanças que deverão ser implantadas  no trânsito, em breve. As alterações são fruto das quatro reuniões. Confira:

AVENIDA RIO BRANCO

Implantação de estacionamento oblíquo no sentido bairro/centro no trecho compreendido entre a Barão do Amazonas e o início da Praça Dr. Ozy Teixeira (esquina do quiosque).

A Avenida permanecerá com fluxo nos dois sentidos.

Estacionamento para motos fica estabelecido na esquina da Rio Branco com a 15 de Novembro e Rio Branco esquina com a Barão do Amazonas, ambos no sentido centro/bairro.

O ponto de passageiros fica determinado para o início da quadra entre o Sicredi e o Posto do Oly.

Estacionamento exclusivo para idosos e deficientes será implantado.

Observação: o sentido foi determinado pela experiência anterior, quando foi implantado o mesmo sistema, sem nenhum registro de problemas no local.

ZENO PEREIRA LUZ/BENJAMIN CONSTANT

O trecho compreendido entre as ruas Coronel Honório Carvalho e Ramiro Barcelos terá sentido único (Hospital Santa Bárbara/Estação Rodoviária).

O estacionamento na quadra entre o Hospital e Hotel Atlântida fica estabelecido, inicialmente, para a direita da via, podendo ser ampliado para os dois sentidos, conforme a necessidade.

O trecho da quadra da Câmara de Vereadores terá estacionamento oblíquo junto  a calçada da Câmara no sentido Rodoviária (Assistência Social/Shopping Rio) ficando a via junto a Praça Dr. Ozy Teixeira com trânsito livre no sentido Rodoviária e Xavier.

O restante da Rua Benjamin Constant (descida do Shopping  Rio) terá estacionamento permanecendo junto a calçada da direita.

RUA DOM FELICIANO

O trecho compreendido entre a esquina da Thomás Flores e Coronel Honório Carvalho terá trânsito em sentido único (centro/bairro).

A quadra da Praça Dr. Ozy Teixeira em frente a Igreja Matriz terá acesso exclusivo para estacionamento oblíquo junto a Praça.

O ponto de ônibus urbano será transferido do local, ficando o mesmo para estacionamento de veículos de pequeno porte.

O transporte universitário será deslocado para as avenidas paralelas ao centro, sendo este fruto de entendimento entre o Centro de Universitários e SB.

O ponto de táxi permanecerá no mesmo local, porém com demarcação de área  através de taxões, inibindo o estacionamento de terceiros no local.

Serão colocadas contenções nas esquinas da praça, restringindo somente o estacionamento, não permitindo assim o trânsito no local.

O trânsito somente será permitido na via que passa junto a Igreja Matriz, em mão única na direção da rua 15 de Novembro e Coronel Honório Carvalho.

O local terá estreitamento de pista com a ampliação do canteiro central para criação de local de convivência, ficando a pista somente para rolagem, não permitindo o estacionamento.

A quadra da Dom Feliciano, compreendida entre as Avenidas 15 de Novembro e Coronel Honório Carvalho terá estacionamento na calçada da direita.

DISPOSIÇÕES GERAIS

As  demais esquinas do centro da cidade serão usadas como estacionamento exclusivo de motocicletas.

Os pontos de ônibus urbano terão demarcação exclusiva, inibindo estacionamento de particulares nos locais estabelecidos.

O serviço de carga e descarga terá locais exclusivos e serão estabelecidos horários previamente e informado nas placas de sinalização.

Ao longo  das avenidas e logradouros centrais serão estabelecidos locais de estacionamento exclusivo para idosos e deficientes.