01 JUN 2020
CAPS É REFERÊNCIA DE AMPLO SERVIÇO À COMUNIDADE NA 8ª COORDENADORIA DO ESTADO

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção dos serviços de saúde de caráter aberto e comunitário realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento, dependências e/ou transtorno mental no município seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial sendo substitutivos ao modelo dos antigos asilos e manicômios.

Desde 2017, com a mudança para um prédio novo no centro da cidade, muito mais adequado às necessidades de atendimento e socialização oferece acolhimento aos usuários e valorizando nossos profissionais. Assim, a 8ª CRS – Coordenadoria Regional de Municípios da Secretaria Estadual de Saúde, tem reconhecido e levado como referência todo o conjunto de ações e profissionais do CAPS local para a região.
A equipe conta com 1 psiquiatra que atende 4 dias por semana, 4 psicólogos (2 para crianças e adolescentes e 2 para adultos), 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem e 1 assistente social, além de equipe de apoio e administração (recepcionista, auxiliar administrativo e limpeza). Juntos, a equipe realiza, em média, de 800 a 1000 atendimentos por mês. Com a pandemia os serviços de acompanhamento de saúde oferecidos não pararam. Houve um revezamento programado para atender as demandas dentro do horário normal de funcionamento e também pelo telefone e WhatsApp.
Veja alguns dos serviços que são destaque do nosso CAPS:
• Acompanhamentos Individuais por psicólogos e psiquiatras;
• Acompanhamentos de Assistente Social;