22 JUN 2020
CONJUNTO DE AÇÕES DE ENDEMIAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMBATE SURTO DE DENGUE

O último boletim epidemiológico de Dengue - base 16 de maio, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou 4.826 casos suspeitos de Dengue, 2.810 casos confirmados. O RS confirmou 4 óbitos de Dengue, nos municípios de Santo Ângelo (12a CRS) e Santo Cristo (14a CRS).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Encruzilhada do Sul, houve um caso confirmado em março deste ano que já se recuperou. Agora em maio houve outra pessoa suspeita de ter contraído dengue que testou negativo e esta semana foi realizado um exame de contraprova no Lacen e que está aguardando resultado.

Para qualquer suspeita a equipe de endemias, imediatamente, providencia o bloqueio de transmissão que significa fazer a busca ativa no raio de convivência do suspeito – residência, trabalho e/ou escola, e/ou possíveis focos de reprodução do inseto, sendo coletada amostras, bem como eliminado e tratado todos os locais de risco.

A Secretaria Municipal de Saúde implementou o atendimento integral de todas as estratégias programadas pelo CEVS e a Coordenadoria de Saúde para o combate e acompanhamento de doenças por causa de animais como o mosquito da dengue e implementou uma estratégia de “choque de realidade” para melhorar o status de “município infestado” desde 2019.
O foco é a Saúde Pública eliminando vetores causadores de doenças em especial o Aedes que é um problema grave e preocupa todo o Estado.

Veja:

• Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa – 4 anuais;
• Monitoramento dos postos estratégicos de acordo com as atividades com probabilidade de acúmulo de água a cada 15 dias – como oficinas, borracharias e depósitos;
• Reposição de agentes de endemias que perseguem o objeto de 25 casas/dia, fazem atualização de RG e mapas de controle dos domicílios que não eram atualizados e trabalham em revezamento presencial neste momento de pandemia;
• Acompanhamento dos postos de entrega de animais peçonhentos ou que causam doenças;

Atualmente, o noroeste do RS tem a situação mais grave considerada com surto o que este conjunto de ações implementadas tem conseguido evitar com o objetivo de tornar Encruzilhada município não infestado.

A Saúde ressalta que as práticas da população são essenciais para a não proliferação do mosquito transmissor e da doença, o Aedes aegypti .

Atente para os cuidados:
• Tampe os tonéis e caixas d’água;
• Mantenha as calhas sempre limpas;
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
• Mantenha lixeiras bem tampadas;
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
• Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
• Limpe ralos e canaletas externas;
• Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
• Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
• Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.