06 OUT 2014
PIM de Encruzilhada e destaque na Mostra Regional de Saude

A Secretaria Estadual de Saúde do RS promoveu durante o mês de setembro várias Mostras Regionais de Saúde por todo Estado do Rio Grande do Sul.

Nosso município foi representado na Mostra Regional de Saúde – VALES pelo Programa da Primeira Infância Melhor (PIM), em Lajeado, no dia 30 de setembro, através da apresentação pela monitora Odete Soares de Freitas de uma pesquisa realizada em 2012/2013 sobre a “Contribuição do PIM para as famílias encruzilhadenses”. Esta pesquisa foi criada e compilada pelo Grupo Técnico Municipal (GTM) do PIM, sendo executada pela psicóloga. Cristiane Freda e pela monitora Odete.

“Nela constatamos que estamos no caminho certo, pois 97% das famílias entrevistadas percebem a importância da estimulação através das atividades lúdicas e sentem-se satisfeitas em participar do Programa. Portanto, podemos dizer que nossas visitadoras estão conseguindo repassar a metodologia e sensibilizando as famílias”, frisa a monitora Odete de Freitas. As famílias (85%), também referem que têm na visitadora um modelo de referência para mudar, entretanto apenas 26% da amostra mudou seu padrão de cuidado, o restante está sensibilizado. “Concluímos então, que se faz necessário avançar para uma mudança de mentalidade nas famílias, usando estratégias articuladas com outras políticas públicas e entidades privadas, investindo em ações que reforcem o vínculo entre visitador e comunidade, em campanhas midiáticas salientando a importância dos cuidados na primeira infância.”, destacou a monitora.

Em Lajeado, a representantes do PIM  afirmou que “nestes 10 anos de PIM atingimos nosso objetivo – orientar e apoiar as famílias através de atividades lúdicas específicas orientadas para elas, voltadas à promoção das habilidades/capacidades das crianças, considerando seu contexto cultural, suas necessidades e seus interesses, promovendo assim a importância da primeira infância no desenvolvimento do ser humano – e estamos muito satisfeitas como reconhecimento de nosso trabalho”.