07 OUT 2014
RS Mais Igual vai facilitar acesso aos cursos do Pronatec

Uma equipe da Casa Civil do governo do Estado,  formada pelos assistentes sociais Josiane Pavão, Mário Quadros e Leoni Eberts esteve em Encruzilhada do Sul, dia 24 de setembro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, eles realizaram ao longo do dia, quatro reuniões com beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico. Os encontros ocorreram no Centro de Formação Divina Providência, Associação Renascer (Alto Alegre), Ginásio Mesquitão e Salão da Comunidade São Nicolau, no Loteamento Campos Verdes.

Durante as reuniões, os assistentes sociais recordaram o funcionamento do Programa RS Mais Igual, enfocando, principalmente, aspectos que facilitam o acesso aos cursos do Pronatec.  Mário Quadros mostrou, por exemplo, que os beneficiários do RS Mais Igual podem fazer cursos do Pronatec se tiverem a escolaridade mínima de 4º ano.  Quem não for beneficiário do RS Mais Igual precisa ter escolaridade mínima de 8ª série.

Através do RS Mais Igual, os moradores de um determinado bairro podem se organizar, escolher o curso do Pronatec e solicitar que as aulas sejam ministradas na própria localidade, sem a necessidade de deslocamento.

Em cada uma das quatro reuniões, as pessoas foram convidadas a responder um questionário no qual indicavam o curso de sua preferência. “Os cursos mais votados  serão realizados em Encruzilhada, sendo que as aulas terão inicio no mês de dezembro”, explica a secretária de Cidadania e Inclusão, Ana Maria Batista Guterres.

ENTENDA O RS MAIS IGUAL: Alinhado ao Plano Nacional Brasil Sem Miséria, o RS Mais Igual complementa o Bolsa Família, garantindo aos beneficiários com crianças de até seis anos, uma renda mensal de até R$ 100,00 para cada integrante.

O programa é dividido em três eixos de atuação: transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades/inclusão produtiva, e está proporcionando as condições para as famílias superarem a extrema pobreza.