03 OUT 2022
Município recebeu sessões de Cinema pelo Projeto Cinesolar
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que está no Rio Grande do Sul e, pela primeira vez, esteve na cidade de Encruzilhada do Sul, com atividades culturais para a população. Com patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura Municipal, na quinta-feira (29/09), no Centro de Formação Divina Providência, a partir das 18 horas, foram exibidos curtas-metragens brasileiros, a animação “Rio 2” e um curta especial produzido por crianças da comunidade local durante uma oficina on-line com temática socioambiental.
Na sessão, que teve entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.
O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.
A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio da Prefeitura de Encruzilhada do Sul e do Centro de Formação Divina Providência, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.
Texto e Divulgação: Benu Comunicação
#prefeituradeencruzilhadadosul