03 DEZ 2022
Encruzilhada do Sul recebe o selo de “Município Amigo da Vacina”
Encruzilhada do Sul recebe o selo de “Município Amigo da Vacina”💉💉🏆👏👏👏
Na manhã de 02 de dezembro a Assessora Especial da Secretaria de Saúde Milene Ulinoski esteve no gabinete do prefeito Benito Paschoal para realizar a entrega de um prêmio que o nosso Município recebeu. A Administração Municipal foi reconhecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul com o selo de “Município Amigo da Vacina”. A homenagem se dá devido ao esforço e empenho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, em imunizar crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.
A estimativa populacional do Município era de 1.252 e o número de vacinas aplicadas foi de 1.281, o que representa uma cobertura vacinal de 102,32% . Entre os Municípios da 8ª CRS apenas dois receberam este selo que simboliza o alcance da cobertura vacinal. 🏆
A Secretaria Municipal de Saúde agradece o apoio e a constante parceria com a Secretaria de Educação. De acordo com a Assessora Especial da Secretaria de Saúde Milene Ulinoski alcançar esses números apenas foi possível através dessa Campanha de Conscientização “em que as duas Secretarias fizeram uma busca ativa e a vacinação foi realizada dentro das escolas”.
Parabéns ao Nosso Município!👏👏👏
👉🏻Todo cuidado é pouco👈🏻
A poliomielite é uma doença causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, e normalmente atinge crianças com menos de quatro anos. Os sintomas são semelhantes aos de infecções respiratórias (febre e dor de garganta) e gastrointestinais (náusea, vômito e prisão de ventre). Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, capaz de causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.