10 ABR 2015
Desporto quer criar cultura da atividade física no município

O Departamento Municipal de Desporto de Encruzilhada do Sul pretende tornar o município um dos polos esportivos da região. Para isso, busca criar entre os encruzilhadenses a cultura da atividade física, através da realização de eventos e competições que incentivam a participação da população.

Segundo o coordenador do departamento, Anderson Silva Rosa, os resultados obtidos ao longo de 2014 levam a Prefeitura a não só dar continuidade, mas projetar a expansão dos projetos, através da união com escolas, entidades e iniciativa privada. “No ano passado, tivemos muita participação dos jovens e da comunidade escolar. Sediamos pela primeira vez uma etapa regional dos Jogos Escolares do Estado (Jergs)”, ressalta.

Competições de futebol, atletismo e judô, entre diversas outras modalidades, foram contempladas no calendário esportivo e terão novas edições em 2015. “Muitas atividades foram promovidas no município pela primeira vez em 2014. O retorno foi muito positivo. Vamos, além de dar continuidade, melhorar a qualidade a partir do que observamos e buscando o exemplo de outras cidades.”

De acordo com Rosa, uma das preocupações é diversificar a oferta de modalidades, indo além da tradição local no futebol e futsal, garantindo também a inclusão de diferentes faixas etárias, ampliando as categorias em cada competição. “Queremos criar uma cultura de atividade física, trabalhando o exercício físico como parte importante da vida do encruzilhadense. A atividade traz mudanças fisiológicas importantes e diversos benefícios para o organismo, melhorando a qualidade de vida da população.”

RÚSTICA

Um exemplo de envolvimento foi a 1ª Rústica de Santa Bárbara, em homenagem à padroeira do município, que reuniu atletas de diversas regiões e motivou encruzilhadenses que até então não tinham o esporte como hábito a mudarem sua rotina para participar da competição, com cinco quilômetros de corrida pelas ruas. “Temos a segunda edição garantida e vamos buscar patrocínio para oferecer uma premiação maior, incentivando ainda mais o envolvimento”, adianta.

O calendário de eventos esportivos do departamento já foi concluído e apresentado à prefeita Laíse de Souza Krusser, juntamente com uma análise sobre os resultados de 2014.  Ainda este mês, serão iniciados o Campeonato Encruzilhadense de Futsal, em cinco categorias, além da fase municipal dos Jergs e o inédito Campeonato Municipal de Vôlei Misto.