22 ABR 2015
Secretaria de Obras prioriza a limpeza urbana

Tão logo assumiu a Secretaria Municipal de Obras Urbanismo Saneamento e Viação Urbana, Alvino Silveira Machado constatou a necessidade de desenvolver um plano de ações voltado à limpeza urbana. “Dessa forma, montamos um cronograma de trabalho que vai beneficiar todos os bairros da cidade”, explica o secretário. Em um primeiro momento foram contratadas 12 pessoas para, em conjunto com os demais funcionários da Secretária de Obras, desenvolver as ações propostas.

Inicialmente foi feito um mutirão de limpeza nas ruas do Centro da cidade e, logo após,  a equipe começou a trabalhar na Vila da Fonte. Ao longo de oito dias foi realizada a capina em todas as ruas, patrolamento, desentupimento de bueiros, reposição de lâmpadas e retiradas de 12 cargas de entulhos.

O trabalho de limpeza da Vila da Fonte também contou com a colaboração dos dirigentes do Centro de Formação Divina Providência. Eles solicitaram a contribuição dos moradores do bairro no sentido de conservarem os pátios limpos.

Após a conclusão do trabalho na Vila da Fonte, a equipe da Secretaria de Obras se deslocou para o bairro Mariano da Rocha e posteriormente o mutirão de limpeza vai se concentrar na Vila Paraíso. “Seguiremos trabalhando até atendermos todos os bairros de nossa cidade”, destaca o secretário.

APELO

Alvino Machado destaca a importância de que a comunidade colabore com a manutenção da limpeza na cidade. Ele cita como exemplo a existência de diversos terrenos baldios com muita sujeira. “Os proprietários têm a obrigação legal de conservar tais locais sempre limpos. Faço um apelo para que a limpeza destas áreas seja feita em seguida”, diz o secretário.

Outro problema com relação à limpeza pública ocorre no Centro Municipal de Eventos, no Alto do Renner. O local está se transformando num grande lixão a céu aberto. Com frequência, pessoas não identificadas invadem a área e lá depositam todo tipo de lixo.

O secretário revela que em breve será realizada a limpeza da área e solicita à comunidade que nenhum tipo de lixo seja depositado no local. Quem for identificado colocando detritos na área pública será responsabilizado de acordo com a previsão em lei.