05 ABR 2024
🌐 📚 Secretaria de Educação Capacita Professores sobre Autismo no Dia Mundial de Conscientização
Na última terça-feira (2), em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu aos professores de Educação Especial da rede municipal a oportunidade de participar do Fórum “Conhecendo o autismo no RS: Marcos do Desenvolvimento, Estratégias Educacionais, Comunicações e Políticas Públicas”, promovido pela FADERS.
O evento abordou a temática “Introdução ao Autismo no RS e Política Pública” e proporcionou aos educadores um momento de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI). Além disso, eles receberam um e-book sobre “Comportamento disruptivo no TEA, estratégias e intervenções para a aprendizagem”, juntamente com um material complementar sobre PEI.
Para o mês de abril, estão programados mais 4 encontros do Fórum, que abordarão as seguintes temáticas:
✅Marcos do Desenvolvimento típicos e atípicos em crianças com autismo, em 09/04/2024;
✅Linguagem e Comunicação no Autismo: desafios, estratégias de intervenção e abordagens terapêuticas, em 16/04/2024;
✅Ensino Estruturado: princípios, estratégias práticas, em 23/04/2024;
✅Equoterapia - Fundamentos e benefícios da equoterapia no contexto do autismo/ Papéis da psicologia, fonoaudiologia e equitação na condução das sessões de equoterapia;
✅Política Pública Estadual para o TEA - Programa Teacolhe, em 30/04/2024.
De acordo com o Fórum de estudos sobre TEA, 16.789 (79,17%) das pessoas com autismo em idade escolar frequentam algum nível de escolarização no Estado. Por outro lado, 4.418 (20,83%) não frequentam nenhum nível de escolarização.
Quanto aos atendimentos especializados, a pesquisa revela que 73,73% dos indivíduos com TEA recebem atendimento especializado multidisciplinar, mas ainda há 8,49% que informaram não receber nenhum atendimento. A análise dos dados aponta que a maior parte da população com autismo no Rio Grande do Sul encontra-se nas faixas de renda mais baixas.
Texto e Divulgação: SMECD