18 ABR 2024
Encruzilhada Contra o Borrachudo
🚫 Encruzilhada Contra o Borrachudo 🚫🦟
Devido ao aumento da incidência do borrachudo tanto na área rural quanto na área urbana do Município, a Secretaria de Saúde elaborou algumas dicas para que a comunidade encruzilhadense possa ajudar no controle e combate deste pequeno inseto, que vem gerando uma grande perturbação em nosso município.
Conheça algumas medidas preventivas contra o inseto:
📌 Preservação Ambiental 📌
✅ Proteja as Matas: As margens de riachos e rios abrigam pássaros e insetos que são predadores naturais dos borrachudos. Refloreste onde houve desmatamento.
✅ Evite o Despejo de Lixo nos Rios: Não jogue lixo, óleo de cozinha, fezes ou esterco nos riachos.
📌 Descarte Adequado 📌
✅ Compostagem: Enterre ou queime carcaças de animais e restos orgânicos.
✅ Evite Acúmulo de Materiais Submersos: Remova objetos de uso doméstico, entulho e sobras de material de construção da água.
✅ Controle de Vegetação Mantenha a Vegetação Próxima à Água: Evite locais de reprodução dos borrachudos.
📌 Proteção Pessoal 📌
✅ Repelentes: Use repelentes pessoais para evitar picadas.
✅ Telas: Instale telas em portas e janelas para impedir a entrada dos insetos nas residências.
📌 Ações Coletivas 📌
✅ Conscientização Comunitária: O controle dos borrachudos depende de ações coletivas. Engaje toda a comunidade para evitar reinfestações.
⏩⏩ Para o controle efetivo do borrachudo, é necessário o envolvimento de toda a comunidade. Faça a sua parte! ⏪⏪