Criado em fevereiro último, o comitê que coordena as ações de combate ao mosquito Aedes aegypi, transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya tem desenvolvido vários trabalhos neste sentido. Integram o comitê as enfermeiras Yuri Severo Cardoso e Maria Ilce Moraes Rosa, além de Jozoé Silva, João Benedito e Marco Antônio Grandini (Boca da Sucam), estes três últimos funcionários do Ministério da Saúde e cedidos, sem ônus ao município, juntamente com mais outros sete servidores.
Na semana passada os integrantes do comitê estiveram reunidos com a prefeita Laíse Gorziza de Souza, quando definiram os detalhes de outra atividade, a qual foi denominada Operação Bota Fora. Serão cinco etapas, cada uma delas abrangendo a área de um ESF.
O trabalho começa no dia 12 de abril, terça-feira, na área do ESF Mariano da Rocha e consiste no recolhimento de objetos que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypi. Uma caçamba estará passando na frente das residências, das 8h às 12 e das 13h30min às 17 horas, de acordo com o seguinte cronograma:
Dia 12 (terça-feira): Vila da Fonte
Dia 13(quarta-feira): Paraíso 1
Dia 14 (quinta-feira): Paraíso 2
Dia 15 (sexta-feira): Mariano da Rocha
Dia 18 (segunda-feira): Vila Xavier
SERÃO RECOLHIDOS utensílios domésticos não utilizados, máquinas de lavar, fogões, eletrodomésticos e eletrônicos.
NÃO SERÃO RECOLHIDOS entulhos de construção ou reformas
Posteriormente serão divulgadas as datas e locais da Operação Bota Fora nas demais zonas da cidade. O trabalho se estende até o dia 19 de maio.