17 MAI 2016
Gripe A: vacinação chegou a 83% da meta

A meta de vacinar 7.776 pessoas contra a gripe A em Encruzilhada do Sul, ainda não foi atingida. Na segunda-feira  a atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde indicava que a imunização chegou, na oportunidade, a  83% da meta. A Secretaria alerta que a vacina estará disponível até o próximo dia 20 de maio e as pessoas dos grupos de risco devem procurar a imunização o mais rápido possível.

Outro alerta feito pela Secretaria de Saúde é a baixa procura da vacina por três grupos: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde e gestantes.

PREVENÇÃO

Ainda que a vacina seja importante, a prevenção é uma arma fundamental para combater a gripe. Confira algumas medidas que ajudam a evitar a disseminação do vírus.

Evite aglomerações e locais fechados, onde pode ocorrer a transmissão do vírus da gripe.

Evite compartilhar utensílios de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Não cubra com a mão o nariz e a boca ao espirrar ou tossir. Ao espirrar na mão e tocar um objeto, você pode passar o vírus para outra pessoa.

Mantenha ambientes bem ventilados.

Higienize sempre as mãos, seja por meio de água e sabão ou com soluções à base de álcool.

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

Utilize lenço descartável para higiene nasal.

Sala de aula e locais de trabalho devem ter janelas abertas. Abra frestas em mais de uma janela.