03 JUN 2016
Comitiva de Encruzilhada visita Hospital Regional em Rio Pardo

Na tarde de quinta-feira, a prefeita Laíse Gorziza de Souza liderou uma comitiva, que esteve em Rio Pardo, quando visitou o Hospital Regional. Os encruzilhadenses foram recebidos pelo prefeito Fernando Henrique Schwanke, secretário de Saúde Abílio Moacir da Silva, delegada Regional de Saúde Marilúci Reis e administradores do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. Depois de que o Hospital Santa Bárbara interrompeu os exames e internações pelo SUS em função da falta de pagamento dos serviços prestados pelo governo do Estado, os encruzilhadenses, que necessitarem do Sistema Único de  Saúde serão atendidos em Rio Pardo. As tratativas para a abertura desta nova porta, a partir da suspensão dos serviços pelo Santa Bárbara, foram feitas pela prefeita Laíse Gorziza de Souza junto ao secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis e prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke.

Durante a reunião, a prefeita Laíse agradeceu ao prefeito Schwanke o apoio neste momento de dificuldade, dizendo: “Em nome do município queremos agradecer o apoio que Rio Pardo está nos prestando nessa situação atípica que estamos passando. Ter a certeza para onde nossos pacientes serão encaminhados é fundamental, pois já diminui o procedimento de busca por um local, e se não fosse aqui, cada dia teríamos que ir para uma cidade diferente.  Já o prefeito Schwanke disse que “a população rio-pardense, sempre que precisou do atendimento em Encruzilhada foi atendida e agora chegou a vez de agradecer  e retribuir o apoio. Devemos fortalecer nossas relações, precisamos estabelecer parcerias. Nós temos um hospital portas abertas, o único da região com atendimento 100% SUS. Recebemos recursos públicos para atender a população de 11 municípios do Vale do Rio Pardo e temos a capacidade de auxiliar o município vizinho em sua necessidade. Está na hora de agradecermos e retribuir o auxílio, disse o prefeito de Rio Pardo. Ele ainda disponibilizou uma Casa de Passagem do município para abrigar, temporariamente, familiares de pessoas que fiquem internadas no Hospital.  Depois da reunião, o prefeito Schwanke percorreu com a comitiva de Encruzilhada, as instalações  físicas do Hospital .

Acompanharam a prefeita em Rio Pardo, a secretária de Saúde Fabiane Prestes Batista; secretário de Administração Pedro Florisbal Machado, chefe de Gabinete Odilka de Freitas Soares e os vereadores Pedro Paulo dos Santos Soares, Antonio Félix Batista Sodré (Periazinho), Marco Antonio Grandini  (Boca da Sucam) e Francisco Carlos da Luz Rodrigues (Chicão).

SAIBA MAIS SOBRE O HOSPITAL REGIONAL DO VALE DO RIO PARDO

-  O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo até fevereiro de 2014 pertencia congregação religiosa denominada Bom Jesus do Senhor dos Passos. Foi então municipalizado e hoje é administrado pela Prefeitura de Rio Pardo e Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. O hospital é 100% SUS

- Trata-se de um hospital municipal com atendimento regional e com garantia de aporte estadual. É referência em urgência e emergência para uma população de 145 mil pessoas residentes em 11 municípios do Vale  do Rio Pardo, com exceção de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires

-   O hospital possui 93 leitos distribuídos nas seguintes unidades: urgência e emergência, internação pediátrica, clínica adulta, saúde mental, bloco cirúrgico, centro obstétrico e ambulatório