13 JUN 2016
Secretária de Educação vai à Argentina em viagem de estudos sobre cooperativismo

No próximo domingo a secretária municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude, Rita de Cássia de Oliveira Pogozelski começa uma viagem à cidade de Sunchales, na Argentina, que se prolonga até o dia 24. Ela vai integrar uma comitiva de cerca de 40 pessoas que inclui educadores e representantes de agências do Sicredi Centro Leste. O Sicredi é o organizador da viagem e está arcando com todas as despesas, inclusive dos convidados, como é o caso da secretária Rita Pogozelski. A representante da agência do Sicredi na comitiva é coordenadora administrativo financeira Daiana Carvalho da Silva. O objetivo da viagem é aprofundar conhecimentos em cooperativismo e cooperativas escolares.

A secretária de Educação foi convidada pelo Sicredi para integrar a comitiva, em função de seu total apoio ao programa denominado A União Faz a Vida. Este programa vem sendo desenvolvido desde o ano passado pelo Sicredi junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Adão Freitas Fonseca. O programa tem suas ações baseadas no binômio cooperação e cidadania. Trazendo o cooperativismo para o cotidiano escolar A União Faz a Vida busca desenvolver cidadãos cooperativos, incentivando valores como empreendedorismo e a solidariedade. Uma abelha – animal símbolo de trabalho em cooperação – é a mascote do programa.

CAPITAL NACIONAL DO COOPERATIVISMO: Situada na Província de Santa Fé, Sunchales tem 130 anos, cerca de 23 mil habitantes e é considerada na Argentina a capital nacional do cooperativismo. Nas escolas os ideais cooperativos fazem parte do programa curricular desde as séries iniciais.

Entre a segunda-feira, dia 20 e a quinta-feira, dia 23 a comitiva brasileira terá uma intensa programação que começa por volta das 8 horas e se estende até às 22 horas, visitando instituições públicas e privadas que adotam o cooperativismo em seu cotidiano.