15 JUN 2016
Hospital Santa Bárbara retoma atendimento pelo SUS

O despacho da juíza Nadja Zanella, da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, na tarde da última, terça-feira, foi determinante para que o Hospital Santa Bárbara volte a atender pacientes do SUS, a partir de hoje, quarta-feira. No documento a magistrada garante ao Hospital que o governo do Estado vai pagar em dia os exames e internações pelo SUS os quais forem  feitos a partir de agora. Os valores em atraso serão objeto de análise posterior.

Com a garantia de receber do governo  do Estado em dia, o administrador do HSB, Celso Jair dos Santos Teixeira voltou a se reunir com os médicos. Foi acordado então o retorno dos exames e internações pelo SUS a partir desta quarta-feira, dia 15 de junho.

Na tarde de segunda-feira, dia 13, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis recebeu em Porto Alegre uma comitiva encruzilhadense composta por Celso Teixeira; diretora do HSB, Irmã Nair Gabiatti; presidente do PMDB local Benito Fonseca Paschoal; vereadores Antonio Félix Batista Sodré (Periazinho) eFabiano Soares de Freitas; chefe de Gabinete da Prefeitura, Odilka de Soares (representando a prefeitya Laíse Gorziza de Souza) e a secretaria municipal de  Saúde, Fabiane Prestes  Batista. Também participou do encontro o deputado estadual Tarcísio Zimmermann, que agendou a reunião.

Na reunião o secretário Gabbardo se comprometeu a pagar ao HSB, R$ 212 mil do valor que está em atraso, além de três parcelas no valor de R$ 84 mil cada uma (valor referente ao incentivo da chamada porta de entrada). Gabbardo ainda confirmou o restante do pagamento para a conclusão das obras do Pronto Atendimento. São quatro parcelas de R$ 65 mil cada uma e a quinta no valor de R$ 180 mil. “Quando saímos da reunião, não estava confirmado o retorno do SUS ao HSB. Tal retorno só foi possível com o despacho da juíza Nadja Zanella, no dia seguinte”, salienta o administrador Celso Teixeira.