04 SET 2014
Escolas e entidades se preparam para a caminhada civica

O sentimento de amor à Pátria poderá, depois de vários anos sem desfile em Encruzilhada do Sul,  ser novamente externado publicamente através da caminhada cívica no próximo domingo,  dia 7 de setembro.  Escolas e entidades estão se preparando com muito empenho, desde quando a Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Juventude confirmou a realização da caminhada. A Banda Municipal, orientada por Adriano Horna também vem treinando de forma intensa, preparando-se para o próximo dia 7 de setembro. A banda tem cerca de 100 componentes das Escolas Borges de Medeiros e Mariano da Rocha.

No domingo chegou ao município uma centelha do Fogo Simbólico, conduzida até a pira no centro da Praça Dr.Ozy Teixeira. Desde então, diariamente, as bandeiras  do município, Estado e Brasil são hasteadas pela manhã e arriadas a tardinha, em solenidade oficial ao som dos hinos nacional e do Rio Grande do Sul.

A caminhada cívica começa pontualmente às 14 horas de domingo, dia 7, com saída na esquina do Banrisul percorrendo a rua 15 de Novembro e a Avenida Rio Branco, até a Prefeitura.O encerramento da caminhada será com a apresentação da Banda Municipal em frente a Prefeitura. Em caso de chuva a caminhada  cívica será realizada no domingo seguinte, dia 14, no mesmo horário e local.

ORDEM DO DESFILE

Banda Municipal

Programa Primeira Infância Melhor (PIM)

EMEI Fonte da Alegria

EC Real

Sinergia Patinação

TEMAS DA SEMANA DA PÁTRIA 2014

Três temas foram sugeridos este ano como reflexão durante a Semana da Pátria: Amazônia, patrimônio brasileiro (nacional), Meu jeito de ser brasileiro (estadual) e Centenário de Lupcínio Rodrigues (regional).

AMAZÔNIA, PATRIMÔMIO BRASILEIRO

Durante o complexo processo de ocupação da Amazônia, alcançou-se a consciência de que a Amazônia não é somente um lugar privilegiado da biodiversidade, mas também o lugar da sociodiversidade. Porém, ainda são poucos os que percebem que dentro dessa floresta, ao mesmo tempo indomável e frági,l moram populações tradicionais que desenvolveram modos de vida compatíveis com as características especiais desse ecossistema. A história da Amazônia nos revela também, que esse processo faz parte da construção de uma consciência ambiental e social mais equilibrada.

Dessa forma, mais do que nunca, é inconcebível ignorar a situação da Amazônia no cenário internacional, pois a mesma desperta o interesse de algumas nações desenvolvidas sobre esta parte do Brasil, seja por ela se constituir na maior reserva de água doce do planeta, por possuir a mais significativa biodiversidade da Terra, pela excelência da imensa floresta tropical ou ainda pelas riquezas minerais que esconde. Assim, é de suma importância que nós, cidadãos, possamos refletir e questionar sobre este tema.

MEU JEITO DE SER BRASILEIRO

Que brasileiros somos? Que Brasil  queremos? O que fazemos para construir ou mudar nossa realidade? Como nos sentimos como brasileiros? O que é a felicidade para os brasileiros? Nos  reconhecemos como brasileiros? Todos os brasileiros são iguais?

Provocar tais questionamentos busca incentivar a sociedade a identificar os valores nacionais, propagar novas idéias e estimular diferentes grupos sociais à discussão e construção solidária de soluções. É o incentivo ao desenvolvimento individual e a consciência coletiva baseado na necessidade de que todos tenham espírito do debate quanto ao papel do cidadão em sua participação política e social.

O tema permite verificar como cada um vê e sonha o Brasil. Ao entendermos e unirmos os pontos comuns, estaremos facilitando a construção de uma sociedade mais livre, informada, sinérgica e conhecedora, onde a democracia do conhecimento seja uma realidade para todos.

CENTENÁRIO DE LUPCÍNIO RODRIGUES

O ano de 2014 marca a passagem do centenário de nascimento de Lupcínio Rodrigues. Nascido em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914, além de ser um dos ícones no estilo samba-canção, foi mecânico aprendiz, cabo do exército, bedel da Faculdade de Direito e empreendedor.

Lupi era compositor sem formação musical formal, mas sabia contar o banal com lirismo e profunda melancolia. O homem que compunha assoviando e vivendo, contando o lugar comum sem ser óbvio em letras que são pura poesia. O cronista do cotidiano dos amantes era dono de um coração tão grande quanto sua discrição. Com uma alma boa e caridosa, manteve em sua propriedade, um abrigo para desprotegidos da sorte, nenhum alarde fazendo.

Vivendo em época onde a boêmia era vista como natural para os homens, restando às mulheres o papel de dedicadas ao lar, foi um observador e, muitas vezes, personagem das suas histórias.  Em uma época sem a tecnologia e as facilidades de comunicação de hoje, foi sucesso nacional sem nunca ter saído da sua Porto Alegre.

Lupcínio Rodrigues era discreto e tímido, malemolente e encabulado, mas interpretava suas canções de maneira peculiar, colocando em sua voz a ternura e a sonoridade que fazia as pessoas ouvirem e sentirem cada palavra de suas músicas. Reconhecido como um dos melhores compositores da MPB de todos os tempos, sua obra é um legado para os que sentem que vale a pena amar, pois enquanto houver paixão, Lupcínio viverá. Entre alguns de seus sucessos estão Felicidade, Vingança, Nervos de Aço, Se Acaso Você chegasse, Nunca, Esses Moços, Cadeira vazia, Volta e tantos outros, além do hino  do seu time do coração, o GrêmioFootball Portoalegrense.

Num dia de muita chuva, idêntico ao de seu nascimento, Lupcínio faleceu em 27 de agosto de 1974.