05 SET 2014
Grupo Os Farrapos parte em busca da Chama Crioula

Este é um ano especial para o Grupo de Cavaleiros os Farrapos. Em 2014 os cavalarianos realizam a 20ª Cavalgada em busca da Chama Crioula. Dessa forma o Grupo retorna a Piratini, local da primeira cavalgada em 1995. Na manhã de hoje, sexta-feira, eles partiram. Antes uma parada junto a imagem de Santa Bárbara onde todos rezaram em busca de proteção durante a jornada que se encerra na tardinha do dia 13 de setembro, com a chegada da Chama Crioula em Encruzilhada do Sul. O padre Joacir abençoou os integrantes do Grupo, desejando uma boa jornada. O Grupo de Cavaleiras de Trança e Espora acompanha os Farrapos no primeiro e último dia da cavalgada. A Prefeitura Municipal e o Departamento Municipal de Cultura são apoiadores da cavalgada.

Nestas duas décadas o Grupo, representando Encruzilhada do Sul já percorreu 5.500 km, visitando Piratini, Caçapava do Sul, Cristal, Candiota, São Sepé, Dom Pedrito, Pedras Altas, Triunfo, Alegrete, Guaíba, Melo (Uruguai), Jaguarão, Viamão, São Gabriel, São Lourenço do Sul, Júlio de Castilhos, Cruzeiro do Sul, Rio Grande e Passo Fundo.

Atualmente o patrão do Grupo é Vilmar Corrêa Rodrigues. Edson Carvalho Franco é o segundo patrão e sota capataz, Tiarles Moralles é o terceiro patrão, João Francisco Castilho de Freitas o agregado das pilchas e Marcelo Couto Guterres o coordenador do Departamento de Cavalgadas.

O grupo de cavalarianos que partiu hoje para Piratini é formado por Antonio Carlos de Oliveira, Assir Batori Ataíde, Claudemir Batista, Cláudio Teixeira, Édson Carvalho Franco, Édson Rodrigues, Flávio Damé Lopes, Heraldo Gomes, Igor F. dos Santos, João Alfredo Riegel Sobrinho, José Acélio Silveira Fontoura, Júlio Antonio Zerwes, Lucídio Lucas, Luis Fernando Braga Oliveira, Marcelo Couto Guterres,  Marco Edilso de Brito Pereira, Marcos Vinícius Ferreira, Paulo César Pereira, Raul de Castro Hopp, Tiarles Moralles,  Vanderlei de Oliveira, Vilmar Corrêa Rodrigues, Vitor Hugo da Silva e Wagner Grandini.

Já o grupo de apoio é formado por Adão Nunes, Dirceu Bica, Eugênio da Silva Oliveira, Fagner Grandini. Francisco A. Souza de Freitas, João Francisco Castilho de Freitas, João Francisco Dias, Marisete Peixoto da Silveira, Milton Carvalho, Neri Alves Pereira e Pedro Soares de Freitas.