08 MAI 2017
05 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Nesta sexta-feira, 05 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a data foi criada para alertar a população quanto aos riscos causados à saúde pelo uso indevido dos remédios.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem os mesmos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
O uso irracional de medicações por prescritores e consumidores, é um problema complexo que acarreta inúmeras perdas, tanto em relação à saúde, quanto aos custos com desperdício e internações. De acordo com documentos oficiais da OMS em todo o mundo mais de 50% de todos os medicamentos são receitados, dispensados e vendidos de forma inadequada, enquanto a maioria da população mundial carece de acesso aos mesmos. Se de um lado este fenômeno contribui para o aumento dos gastos de recursos públicos com saúde, do outro lado traz prejuízos à população.

Além disso, esta data serve para alertar sobre os riscos de se automedicar, ato que pode resultar em sérias consequências para a saúde como: reações alérgicas, intoxicação, alergia, resistência a medicações e até a morte. Conforme o Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (SINITOX). Os remédios são a principal causa de intoxicação no país, com 27 mil casos registrados em 2012. Não só o uso indevido, mas descarte incorreto pode causar danos ao meio ambiente.

É importante cada um fazer a sua parte: do dia 05 a 11 de maio, na Semana do Uso Racional de Medicamentos, procure sua unidade de saúde (Posto do interior, materno infantil, farmácia municipal, CAPS e Secretaria de Saúde) ou ESF’s (Lava Pés, Campos Verdes, Mariano da Rocha, Paraíso e Alto Alegre) e realize o descarte correto dos medicamentos que você possui em casa sem utilização. Assim, a saúde e o meio ambiente serão preservados.

Atenção: Medicamento é coisa séria!
Informações: Farmácia Básica – Secretaria Municipal de Saúde

AssesCom