09 SET 2014
Mario Bezerra Duarte: um autentico gaucho

Escolhido pelos representantes de entidades tradicionalistas de Encruzilhada do Sul para ser o patrono da Semana Farroupilha de 2014, Mário Bezerra Duarte é um autêntico gaúcho. Nascido em 19 de janeiro de 1932, foi casado com Dinorah Duarte, tem quatro filhos, seis netos e um bisneto. Desde a mais tenra idade foi iniciado nas lides campeiras e lá permaneceu até o não de 2010, fazendo todas as tarefas dessa atividade, que somente os gaúchos conhecem o valor e as delícias de se viver no campo.

Desde a fundação do CTG Rodeio de Encruzilhada, atuou ativamente como membro da patronagem, onde foi várias vezes capataz e depois patrão. Nessa época participava praticamente de todo e qualquer evento tradicionalista da região, sempre cumprindo a risca as regras do tradicionalismo.

Apaixonado pela nossa tradição, foi mais longe e em 27 de julho de 1983 fundou no galpão de sua residência o CTG Sinuelo da Liberdade, onde com seus companheiros recebeu a patronagem da 5ª Região Tradicionalista que acompanhou o ato. Manteve acesa, nesse galpão, uma centelha da Chama Crioula, por mais de um ano e que serviu também, de centelha para outras fazendas que a cultuaram na Semana Farroupilha. Seu Mário participa, ainda, do Grupo de Cavalgadas Sentinela da Querência, acompanhando na equipe de apoio, os cavaleiros que visitam nosso rincão. Hoje, devido a idade, Seu Mário já está aposentado, mas não dispensa o bom e velho fogo campeiro, sorvendo o chimarrão, seu fiel companheiro de pensamentos.