Uma comitiva formada por lideranças de vários municípios do Vale do Rio Pardo esteve visitando a FIERGS, dia 11 de setembro, quando conheceu toda a estrutura operacional do Sistema. A comitiva foi liderada pelo empresário santacruzense Flávio Hass, vice-presidente da FIERGS/CIERGS. De Encruzilhada do Sul participaram o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Antonio Carvalho de Freitas (Totonho); o diretor Joel de Castro Hopp; a secretária municipal de Indústria Comércio Mineração e Turismo, Maria da Glória Oliveira Tuhtenhagen Lopes e o presidente da ACI, Paulo Alexandre da Rosa.
A comitiva foi recepcionada na FIERGS pelo coordenador de articulação empresarial e do quadro social, Jorge Serpa. Pela parte da manhã os visitantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. Depois do almoço o grupo foi recebido pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller e, posteriormente, assistiram as apresentações institucionais do Sistema FIERGS/ CIERGS, IEL, Senai, Sesi e Unidade de Relacionamento com a Indústria. O roteiro encerrou com visita às instalações da Casa, onde, entre outros, a comitiva conheceu o Teatro da FIERGS, um dos mais modernos e completos do Brasil.
HISTÓRICO: Tudo começou com a fundação do Centro da Indústria Fabril, em 1930, que mais tarde adotou a atual denominação: Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS). Sete anos depois era fundada a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) como entidade de representação sindical. Desde o início a FIERGS e o CIERGS tiveram uma trajetória única, compondo hoje o Sistema Indústria do Rio Grande do Sul, que além das duas entidades que o lideram, contempla o Serviço Social da Indústria (Sesi); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Atualmente a FIERGS tem 115 sindicatos filiados e o CIERGS, mais de 2 mil associados. Ambas têm o mesmo presidente, como marca de sua origem baseada na união. E, juntas, representam as 47 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, que empregam diretamente 680 mil pessoas.