Há algumas semanas, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Emater e Sindicato Rural, colocaram em prática o Programa Municipal de Apoio à Ovinocultura. A ação consiste em disponibilizar assistência técnica aos produtores de ovinos do município de forma gratuita.
De acordo com os técnicos, Rogério Rodrigues, da Emater e a Veterinária Márcia Louzada da Secretaria, Municipal de Agropecuária estão realizando visitas às propriedades com o objetivo de melhorar o manejo reprodutivo, sanitário e nutricional dos rebanhos. Para isso serão realizadas as atividades como o diagnóstico de gestação através da ultrassonografia, controle de verminose através de OPG (contagem de ovos de parasitas por grama de fezes), avaliação e seleção de animais, orientações técnicas quanto à nutrição e outras informações.
Com relação ao melhoramento genético, além de outras atividades, nas raças laneiras Merino Australiano, Ideal, Corriedale e Romney Marsh e suas cruzas será realizada coleta de amostras de lã para micronagem através de parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) com a finalidade de selecionar os animais que apresentam uma melhor qualidade.
Os interessados em obter a assistência técnica podem buscar mais informações na Secretaria Municipal de Agropecuária, e Abastecimento, na Av. Rio Branco, 310 ou no escritório local da Emater, na Rua General Osório, 553.