Projeto Fábrica de Gaiteiros é lançado com show de Borghetinho e alunos da Unidade Butiá
Na noite de ontem (30), foi lançado o Projeto Social e Cultural Fábrica de Gaiteiros, no município, idealizado pelo músico gaúcho Renato Borghetti. O evento recebeu pais e alunos inscritos da primeira turma, além de autoridades, como o Prefeito de Butiá Daniel Almeida, Secretários, Vereadores, e os responsáveis pelas entidades tradicionalistas de Encruzilhada do Sul.
Em uma transmissão ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura, os alunos da Unidade Butiá, liderados pela professora Adriana de Los Santos, deram um show ao lado de Borghetinho e do músico encruzilhadense Mauricio Lopes.
Aqui no município as aulas acontecerão na Escola Borges de Medeiros, em um espaço cedido pela direção, duas vezes na semana, onde cada aluno terá uma aula por semana. No primeiro momento as aulas serão individuais e organizadas pela professora Adriana. A primeira turma já está completa, mas inscrições para a lista de espera podem ser feitas através do site disponibilizado abaixo.
A Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. A confecção dos instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.
O projeto atualmente acontece nos municípios gaúchos de Guaíba, Barra do Ribeiro, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel, Bagé, Lagoa Vermelha, Piratini, Morrinhos do Sul e Encruzilhada do Sul; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau, com a participação de centenas de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.
Este projeto conta com a parceria da CMPC Brasil.
Agradecimentos: Mistral Pub Restaurante, Espumante Cerro da Vigia, Cantina Minuzzi, Olivas da Lua, Olivas do Sul, Arroz Jubras e Casa do Mel.