16 NOV 2021
EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PROJETO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL
O projeto “Abayomi: Um encontro precioso” foi desenvolvido para acolher, motivar e oferecer informações necessárias para que os nossos docentes estejam preparados e confiantes para discutirem temas relacionados a Consciência Negra, assim tendo momentos preciosos para fazer esta reflexão. O seguinte projeto, faz-se necessário para que os nossos alunos percebam a importância da História e Cultura Afro Brasileira, conforme a Lei Federal 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes de Bases da Educação nacional-LDB (Lei 9394/96) e fez se tornar obrigatório o estudo sobre Cultura e História da África, tanto nas instituições de ensino públicas, quanto nas particulares. No entanto, o trabalho interdisciplinar tem a possibilidade de abranger não apenas o componente curricular de História, mas sim interligar todos os componentes curriculares, diversificando a forma de ensino. É importante salientar que o trabalho fica prazeroso, mais abrangente e com certeza significativo para os que dele participam. Acredita-se que aprender se torna uma atividade de descoberta, autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador, ou seja, nessa visão a pesquisa é fundamental para a construção de seu conhecimento. Neste sentido o professor tem o papel de auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno. O cronograma e a organização do projeto, está baseado em todos os protocolos de segurança em prevenção ao contágio pelo COVID-19, e atendendo aos Decretos Vigentes do Município.
CRONOGRAMA:
-DIVULGAÇÃO
20/10 (quarta-feira): Reunião com os supervisores, diretores e coordenadoras.
Presente: (bonecas ABAYOMI)
-ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS
20/10 à 16/11: Escolha das Mais Belas Negras Estudantis (nas escolas)
-SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PARA REDE MUNICIPAL DE ENSINO:
16/11 (terça-feira): “Consciência Negra o ano inteiro. (Adriano Panatieri)
17/11(quarta-feira): “A mulher Negra na sociedade” (Elisabeth Silveira)
18/11 (quinta-feira): “Cultura Afro-Brasileira: Trabalho Comunitário” (Tiago Lima)
19/11 (sexta-feira): “Grupo Afro Orgulho da Raça há 25 anos resgatando e valorizando a cultura Afro Brasileira.” (Carmen Abreu)
ENCERRAMENTO:
20/11 (sábado): Escolha da MAIS BELA NEGRA ESTUDANTIL no clube do Comércio a partir das 14h, com representação das famílias e das escolas, sendo transmitido pela página da prefeitura no facebook.
Texto: SMECD