26 NOV 2021
Semana do Bebê do Pim
A Semana do Bebê compõe um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, além de integrar programas estratégicos do Governo do Estado.
Em Encruzilhada do Sul quem realiza este evento e o Primeira Infância Melhor/Programa Criança Feliz, que tem como gestores as Secretarias de Saúde (Marco Antônio Rassier), Secretaria de Educação (Leandro Hendgs), Secretaria de Cidadania (Nádia Soares). O Vice-Prefeito Emanuel também esteve presente do evento.
Coordenados pela Supervisora Odete, com Grupo Técnico Municipal composto por Cristiane Freda, Liagema Costa e Marcele Braga, e as visitadoras Caroline, Eni, Josiane, Lidiane, Sandi e Tatiane.
O principal evento aconteceu dia 24, no Campo Grande, com diversas atividades para as crianças e para os pais, as famílias foram levadas até o local de ônibus que passou nas comunidades.
As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado.
Principais ações desenvolvidas
• Visitas domiciliares realizadas, semanalmente, por Visitadores às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças;
• Realização de atividades lúdicas, que qualificam as relações familiares e comunitárias e contribuem para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano;
• Elaboração conjunta de planos singulares de atenção e cuidados às famílias com as equipes municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, entre outras;
• Busca ativa de gestantes para encaminhamento ao pré-natal, bem como na identificação de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social;
• Orientações que incentivem o aleitamento materno e a nutrição saudável às famílias com gestantes e crianças;
• Promoção da atenção e cuidado em saúde às famílias e comunidades;
• Ações em rede com vistas à prevenção da mortalidade materna e infantil;
• Orientações sobre os direitos e responsabilidades da convivência familiar e comunitária, visando à promoção da cidadania.
Cronograma Semana do Bebê PIM/PCF
16/11/2021- Palestra com a Psicologa e coordenadora dos CRAS, Patrícia Hony: Anseios durante a Gestação e Pós parto. Aconteceu no CRAS Arthur, abertura da Semana do Bebê. Após Oficina PIM/PCF para gestantes com a supervisora Odete, visitadora Lidiane (Paraiso I e II) e Eni (Vila da Fonte).
17/11/2021- Vídeo 10 passos para uma alimentação saudável, nutrição da gestante, com a nutricionista Renata Barcelos.
18/11/2021- Vídeo 10 passos para uma alimentação saudável, alimentação da criança de zero a seis anos, com a nutricionista Renata Barcelos.
19/11/2021- Entrega de folder Novembro Azul e Paternidade, durante as visitas domiciliares.
22/11/2021- Entrega de folder Novembro Azul e Paternidade, durante as visitas domiciliares.
23/11/2021- Grupo de gestante no whatsapp, bingo online pelas visitadoras.
24/11/2021- Evento de encerramento da Semana do Bebê
Roda de conversa do Puerpério e cuidados com o bebê monitora/Supervisora Odete e, pesagem com a agente comunitária de Saúde ESF Lava-Pés Cristiane, brinquedos Elke, atividade de estimulação psicomotora, cognitiva, linguagem, sócio afetiva pelas visitadoras com material confeccionado por elas (Boca do Palhaço, Amarelinha, tapetes sensorial e motor, rolos, músicas infantis) Lanche: sacolé e pipoca, dinâmica para as gestantes (caixa das emoções, chapéu).
Texto: PIM
Fotos: PIM/Assescom