28 DEZ 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Secretaria de Agropecuária promoveu encontro para tratar da estiagem
Na manhã de hoje (28), a Secretaria Municipal de Agropecuária promoveu um encontro entre instituições e representantes da área técnica ligada ao setor agropecuário para solicitar o monitoramento da estiagem.

A preocupação se deve às últimas chuvas terem ocorrido de maneira irregular ocasionando perdas em algumas culturas como milho, feijão, soja, pastagens, e na pecuária os animais vem perdendo peso.

Também é preocupante a situação da produção de subsistência dos pequenos produtores que pela alta dos insumos não tem condições de adquirirem os mesmos, e aliado a isto a estiagem impede o plantio de suas pequenas lavouras.

Conforme levantado pelos presentes no encontro, os maiores danos estão ocorrendo em áreas específicas, a Secretaria ainda não tem dados suficientes para que seja decretado situação de emergência pela estiagem, porém o monitoramento vai prosseguir.

Segundo o Secretário de Agropecuária Marco Antônio M. Santos (Proveta) o sinal de alerta sobre a estiagem está ligado, é hora de ter solidariedade entre os grupos de vizinhança principalmente quanto ao fornecimento de água, e estar ciente de que é preciso preservar as nascentes. Ele ainda pede que as famílias do interior fiquem atentas no abastecimento de água e procurem sempre que possível orientações junto a Secretaria ou na Emater, e se for necessário a construção de fontes protegidas visando o abastecimento de água para consumo familiar serão feitas.

Conforme Cristiano Peres Nunes, Gerente da Corsan do município, está sendo feita a transposição de água para abastecimento da barragem. E também a Secretaria de Agropecuária está levando água potável para abastecimento de algumas famílias no interior do município, e estão sendo feitos serviços de retro escavadeira para abertura de bebedouros e fontes para as propriedades com dificuldades de abastecimento de água.