VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO
Campanha seguirá até o dia 28
Manter a erradicação da poliomielite no Brasil e garantir a eliminação do sarampo no País. Esses são os objetivos da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, que teve início sábado, dia 8 de novembro. A estimativa do Ministério da Saúde é de que mais de 11 milhões de crianças sejam vacinadas em todo o País.
No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que mais de 530 mil crianças sejam imunizadas. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: na primeira data da campanha, 8 de novembro, e no dia 22.
A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo crianças de seis meses de idade até menores de 5 anos.
Em Encruzilhada do Sul, conforme a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Clarissa Vrobleski Bicca, as vacinas estarão disponíveis em dois locais: Unidade de Saúde da Avenida Rio Branco (provisoriamente instalada no ESF Lava-pés em função das reformas) e no ESF Alto Alegre (que também funciona provisoriamente no prédio do antigo Plantão,em vista de reformas). O horário da vacinação é das 8 às 11 horas e das 13h30min às 16 horas. No sábado, dia 22, as crianças podem ser vacinadas nestes mesmos locais e horários. É essencial levar o cartão de vacinação. No município a meta é atingir 1.425 crianças.
Este ano não haverá o tradicional roteiro de vacinação pelo interior do município. Isto em função de que além das doses da vacina oral poliomielite (VOP) – em gotas, também haverá a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. Dessa forma em função da carência de pessoas com o devido treinamento e também as condições adequadas para transportar a VIP, a vacinação será realizada na cidade.