08 DEZ 2014
Pronatec forma turmas de montador de móveis e auxiliar de manutenção predial

No salão principal do Clube Encruzilhadense, terça-feira passada, foi realizada a terceira formatura de cursos do Pronatec no município. A programação começou às 17 horas com um coquetel para os formandos e convidados e depois, às 19 horas, ocorreu a solenidade aberta ao público, quando os formandos receberam os certificados de conclusão. Foram onze formandos do curso de montador de móveis e sete do curso de auxiliar de manutenção predial. Este último envolve os setores de pintura, hidráulica e elétrica.

Estiveram na solenidade o prefeito em exercício, Fabiano Soares de Freitas, o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Marco Antonio Grandini (Boca da Sucam), a secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Ana Maria Batista Guterres, a assistente social Cleusa Müller da Rosa (coordenadora dos cursos no município) e o coordenador regional do Senai, Jerry Amarildo Hibner.

Milene Vasconcelos Rodrigues foi a oradora da turma de auxiliar de manutenção predial. Ela destacou que os ensinamentos recebidos pela turma ao longo do curso serão capazes de levar o grupo à novas conquistas na área profissional. “Que o espírito desta grande vitória simbolizada pela formatura, esteja sempre conosco”, concluiu, agradecendo à professora Roseli Ferreira.

Luiz Alberto Pedroso Gonçalves representou a turma de montador de móveis. Ele agradeceu às lojas que ofereceram os móveis adequados para a utilização durante o curso, bem como ao professor Renato Machado Oliveira. As lojas que colaboraram foram:  Casa Útil, Lojas Becker, Colombo, Deltasul e Quero Quero.

O prefeito em exercício, Fabiano Soares de Freitas, recordou que tem acompanhado desde o início do processo de implantação os cursos do Pronatec em Encruzilhada do Sul. Ele destacou a competência da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social na organização e realização dos cursos. “Com os formandos de hoje já são 171 pessoas que passaram, a partir do Pronatec, a dispor de condições para ingresso no mercado de trabalho”, mostrou Fabiano.

O coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem  Industrial (Senai), Jerry Hibner  elogiou a secretária Ana Maria Guterres e a assistente social Cleusa da Rosa pelo trabalho incansável na organização dos curós do Pronatec. “Sem  tal emprenho não conseguiríamos desenvolver os cursos longe de nossa base que é Santa Cruz do Sul”, mostrou. Ele parabenizou os formandos pelo empenho, frisando o passo importante que os mesmos deram na vida profissional.

A secretária Ana Maria Batista Guterres  externou sua alegria pela oportunidade em compartilhar do momento especial: a terceira formatura do Pronatec. “Esta é uma ação que nos orgulha”, frisou a secretária e depois destacou a decisão da prefeita Laíse de Souza Krusser, que aderiu ao Pronatec e assim possibilitou a realização dos cursos no município.

Ana ainda agradeceu a colaboração das lojas que cederam móveis e da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, que tem cedido instalações para as aulas do Pronatec.

Alexandra dos Santos Tavares foi uma das formandas do curso de montador de móveis. Ela estava acompanhada pelas filhas gêmeas Alexia e Sofia (dois anos e meio de idade), Bruna e Letícia, outro casal de gêmeas com oito anos de idade e Rafael, dez anos. Alexandra é uma das profissionais que já podem ser contratadas a partir da formatura. Ela reside na Athanagildo Florisbal, 690. Informações adicionais sobre os formandos podem ser obtidas no CRAS da Vila Cohab, ao lado do ginásio de esportes.

FORMANDOS DO CURSO DE MONTADOR DE MÓVEIS: Celamar da Silva, Vagner Batista Trzuskowski, Yan Fernando da Silveira Batista, Mário César Barbosa Oliveira, Erli Nunes de Carvalho, Felipe da Silva, Venina  de Souza Fagundes, Alexandra dos Santos Tavares, Liane Macedo Costa, Luiz Alberto Pedroso Gonçalves e Cristiane Cardoso Corrêa.

FORMANDOS DO CURSO DE MANUTENÇÃO PREDIAL: Leandro Rodrigues, Alexandre dos Santos Silveira, Milene Vasconcelos Rodrigues, Igor dos Santos de Oliveira, Diego Vargas Silveira, Josiane Fagundes Conceição e Carlos Marcelo da Silva.

SAIBA MAIS SOBRE O PRONATEC

O Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação continuada para trabalhadores. O Pronatec atende, prioritariamente, pessoas cadastradas no CadÚnico e Bolsa Família.

Em Encruzilhada do Sul o Pronatec é desenvolvido pelos governos federal e estadual em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social. Os cursos do Pronatec são ministrados através do Sistema 5 S (Senac, Senai, Senar, Sesc e Senat) e totalmente gratuitos.O aluno ainda ganha uma ajuda de custo para lanche e transporte. Tais cursos disponibilizados fora do Pronatec custam, em média, R$ 1.200,00.

Com os formandos da semana passa, já chega a 171 o número de pessoas beneficiadas. Já foram realizados os cursos de cuidador de idoso, manicure e pedicure (duas edições), vendedor, auxiliar administrativo, balconista de farmácia,  cuidador infantil e frentista. O curso de identificador florestal, que iniciou em 6 de outubro, também está sendo concluído.