18 MAI 2022
No mês de maio comemoramos o DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL, mas você sabe o que isso significa?
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado aos portadores de sofrimento psíquico, organizarem o primeiro manifesto a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental em 1987 (Bauru/SP).
Esse movimento, desde o seu início, tem como objetivo, mostrar para a sociedade a luta pelos direitos das pessoas portadoras de sofrimento psíquico e a sua importância com o lema: “POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”.
O manicômio foi, por muito tempo, considerado o principal local para onde as pessoas com algum tipo de sofrimento mental eram enviadas e internadas. O manicômio (hospital psiquiátrico) é um local inapropriado para esse cuidado, uma vez que exclui, isola e tortura esses pacientes, aumentando o sofrimento e mantendo o indivíduo em um estado de sofrimento maior.
Atualmente, já existem maneiras de cuidado e acolhimento que substituem o manicômio, através de um tratamento em que a pessoa fica mais próxima de sua família, da sua comunidade e usufrui de atendimentos específicos e especializados para ela. Esses serviços tratam as pessoas com algum tipo de sofrimento mental com o respeito que é direito de todo e qualquer cidadão, priorizando o resgate da cidadania e da inclusão social.
Alguns serviços especializados são: CAPS, Serviços de Residencial Terapêutico, Ambulatórios em Saúde Mental, Hospitais Gerais, Centros de Convivência e as internações quando necessárias são feitas em hospitais gerais ou nos CAPS 24 horas.
A principal meta do dia 18 de maio é abolir todas as instituições manicomiais e promover a substituição desses lugares por serviços de saúde abertos, com atenção à saúde mental, que amparem tanto o portador de sofrimento psíquico quanto a sua família.