10 DEZ 2014
Rua 15 de Novembro terá mão única

A necessidade de alterações no trânsito de Encruzilhada do Sul é consenso. O expressivo aumento de veículos nos últimos anos acabou criando dificuldades, como a falta de vagas para estacionamento no centro, por exemplo.  Diante disso, representantes dos setores público e privado vem realizando encontros, há algum tempo, buscando definir, em consenso, algumas alterações.

O secretário municipal de Obras Urbanismo Saneamento e Viação Urbana, Suilan Pires Peixoto iniciou o processo promovendo reuniões com representantes da Brigada Militar, Centro de Formação de Condutores, CDL, Associação dos Taxistas, ACI e empresários do setor de ônibus. Posteriormente, em conjunto com a Câmara de Vereadores, a Prefeitura realizou no Legislativo municipal uma audiência pública sobre o tema. E na quarta-feira da semana passada, os Poderes Executivo e Legislativo  promoveram no Clube Encruzilhadense a 1ª Conferência Municipal de Trânsito.

“Nesta Conferência, representantes de vários setores decidiram, em comum acordo, pela implantação de algumas alterações no trânsito na área central, tendo como principal objetivo a criação de novas vagas para estacionamento”, explica o secretário Suilan Peixoto. Ainda não existe data definida para que tais alterações sejam postas em prática. Antes disso será feita uma campanha de divulgação sobre as mudanças. Confira quais são elas:

1)Implantação de estacionamento obliquo no sentido bairro/centro no trecho compreendido desde o Sindicato Rural até o início da Praça Dr.Ozy Teixeira (quiosque).

2)Ônibus que fazem o transporte urbano passarão a estacionar no início das quadras.

3)O trecho compreendido entre as ruas Coronel Honório Carvalho e Ramiro Barcelos terá sentido único (Hospital Santa Bárbara/Estação Rodoviária, com estacionamento oblíquo na frente da Câmara de Vereadores.

4)Estacionamento para motos nas esquinas.

5)Os ônibus do transporte universitários sairão, diariamente, da frente do ginásio de esportes Mesquitão

6)A quadra da Praça Dr. Ozy Teixeira em frente a Igreja Matriz terá acesso exclusivo para estacionamento oblíquo junto à Praça. O ponto de ônibus urbano será transferido do local, ficando o mesmo para estacionamento  de veículos de pequeno porte.

7) O horário de carga e descarga ao longo da Rua 15 de Novembro será das 18 horas às 8 horas.

8) Mão única, sentido bairro-centro, ao longo da Rua 15 de Novembro, desde o Posto do Oly.