28 JUN 2022
28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
🏳️‍🌈 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ 🏳️‍🌈
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ ou simplesmente Dia do Orgulho Gay é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. O principal objetivo de criação desta data é a conscientização da população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
A celebração no dia 28 de junho é uma homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn que aconteceu em 1969 e que é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. Esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.
A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é um reforço para lembrar as pessoas que todos devem se orgulhar de sua sexualidade, não sentir vergonha da sua orientação sexual e é também um lembrete de que todos devem ter os seus direitos garantidos.