03 FEV 2023
Reunião sobre atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico é realizada no Municipio
Municipio
A administração municipal iniciou nesta quinta - feira (2) ações para modernização e adequação do plano municipal de saneamento básico através da Lógica Assessoria Ambiental Inteligente de Lajeado, empresa contratada para ordenar o processo de adequação. Este processo visa adequar o mesmo ao novo Marco do Saneamento.
A primeira etapa vai definir as diretrizes de atuação do município em relação aos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.
O plano é o instrumento que faz o diagnóstico a partir da situação atual do município, define diretrizes e metas a serem cumpridas para os serviços públicos de saneamento básico.
Para o Prefeito em exercício Emanuel Nobre, é o principal instrumento para implantação de políticas no setor e apresenta um conjunto de benefícios para toda a população.
As etapas
Primeira - Mobilização Social, é a forma de planejamento de ações de fomento à participação popular na elaboração do PMSB. Servirá de referência para que o Comitê Executivo e de Coordenação desenvolva, as ações de mobilização social.
Segunda – Diagnóstico, consiste no levantamento e compilação de dados referentes aos quatro eixos do saneamento no município, situação na qual se encontram, descrição do cenário atual, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nesta etapa o município e a Equipe Técnica realizam visitas técnicas aos sistemas se abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e manejo de resíduos sólidos, em busca de descrever de forma mais próxima possível os serviços prestados pelo município.
Terceira – Prognóstico, este é o último produto do PMSB, que contempla os programas, metas e ações a serem executados pelo município durante o horizonte temporal de 20 anos do PMSB. Este produto é baseado no diagnóstico e busca mitigar/corrigir os problemas encontrados, de maneira a melhorar a qualidade dos serviços bem como a qualidade de vida no município.
Texto e Divulgação: Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.