20 MAR 2015
Vacinação contra vírus HPV

Vacinação contra vírus HPV em meninas começou no dia 10.
Na terça-feira, dia 10, iniciou e Encruzilhada do Sul a terceira etapa da campanha de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), vacina que já faz parte do calendário regular do Sistema Único de Saúde.
A campanha será realizada nas escolas do município em horário de aula. O cronograma será informado pelas próprias escolas aos pais e responsáveis das meninas de 9 a 11 anos para receber a primeira dose de vacina. As meninas que por algum motivo não forem atendidas nas escolas, devem procurar a sala de vacinação no ESF Lava Pés.
A campanha deste ano imunizará, também, meninas e mulheres com até 26 anos, que tenham o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Encruzilhada do Sul existem cerca de 600 meninas com idade entre 9 e 11 anos. O objetivo é vacinar 80% deste total.
O câncer de colo de útero é a terceira causa de mortes por câncer no Brasil. A vacina contra esta doença é muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero, bem como para a redução da incidência e da mortalidade causada por tal enfermidade.
CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO
O cronograma foi estabelecido de acordo com o número de meninas e pode sofrer alterações. Confira:
ESCOLA DATA
19 de Julho 17 de março