10 FEV 2023
Encruzilhada do Sul sedia a 11ª Abertura da Colheita da Oliva 2023

🫒Encruzilhada do Sul sedia a 11ª Abertura da Colheita da Oliva 2023🫒
Na manhã de ontem (9), o município de Encruzilhada do Sul sediou o principal evento do setor olivícola do País: a Abertura da Colheita da Oliva 2023. Na sua 11°edição, a solenidade ocorreu na sede do Biome Pampa, na RSC 471 km 218, com a presença do Prefeito Benito Paschoal e de diversas lideranças como o Governador do Estado, Eduardo Leite, o Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, a Secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, os deputados estaduais Edivilson Brum e Frederico Antunes, os proprietários da sede do Biome Pampa, representantes da Assembleia Legislativa, do ramo de Oliva, além de secretários municipais, vereadores, produtores e público do ramo interessado.
Na ocasião, foi realizada uma solenidade com pronunciamento de autoridades seguida do ato oficial de abertura em que os convidados puderam participar, pessoalmente, da colheita no pomar. A plantação tem cinco anos e meio e já está na sua segunda safra. Posteriormente foi oferecido um almoço no reduto gastronômico para todos que estavam presentes.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Eduardo Leite destacou a importância do cultivo da oliva que, além de ser uma produção agrícola que gera impacto econômico e empregos ao Estado, contribui também pela paisagem e o cenário das plantações, o que aumenta o potencial turístico das regiões produtoras de azeite de oliva. O governador anunciou que ainda durante seu mandato realizará o asfaltamento da ERS-350, estrada que liga Encruzilhada do Sul a Dom Feliciano.
O prefeito Benito Paschoal destacou o crescimento do setor olivícola no Município: “Encruzilhada vem se transformando, mudando sua matriz econômica, evoluindo, gerando mais empregos e renda. Hoje temos mais de 1.300 hectares de oliveiras plantadas, são 22 produtores na região” afirmou. O prefeito também agradeceu ao Governador pelo asfaltamento da ERS-350 e garantiu que trabalhará para garantir a rapidez e a qualidade da obra.