06 MAR 2023
EXECUTIVO E SINPE ESTABELECEM DIÁLOGO PARA REPOSIÇÃO DA CATEGORIA
EXECUTIVO E SINPE ESTABELECEM DIÁLOGO PARA REPOSIÇÃO DA CATEGORIA
Na manhã da última sexta-feira, dia 03, ocorreu uma reunião entre representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação de Encruzilhada do Sul (SINPE) e o prefeito municipal Benito Paschoal. A pauta principal do encontro foi a questão do piso do magistério.
Durante a reunião, o prefeito demonstrou receptividade para ouvir as demandas dos profissionais da educação e reconheceu a importância da valorização dos professores e demais servidores públicos. No entanto, ressaltou que é preciso ter cautela e realizar estudos de viabilidade para avaliar a possibilidade de concessão do aumento salarial, sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). É importante lembrar que o limite/índice é o mesmo para todas categorias de servidores municipais e o descumprimento da referida Lei pode acarretar diversas sanções ao município.
O prefeito enfatizou que a Administração Municipal tem um compromisso com a responsabilidade fiscal e que qualquer decisão deve ser avaliada com muito cuidado. Ele também destacou a importância da transparência e do diálogo para que se possa chegar a uma solução que atenda às demandas, sem prejudicar a saúde financeira do município.
Ao final da reunião, ficou acordado que a prefeitura e o SINPE irão continuar dialogando e buscando alternativas que atendam as demandas e respeitem a legislação. O prefeito reforçou o seu compromisso em manter um diálogo aberto e transparente com os servidores públicos municipais, buscando sempre o melhor para o município e sua população.