21 MAR 2023
FAKE NEWS: DICAS DE COMO IDENTIFICAR E EVITAR NOTÍCIAS FALSAS
FAKE NEWS: DICAS DE COMO IDENTIFICAR E EVITAR NOTÍCIAS FALSAS
Fake News são notícias falsas ou imprecisas que são divulgadas com o objetivo de enganar a população. Elas podem ter consequência graves, prejudicar a reputação de pessoas e empresas, ou até mesmo coloca-las em risco. Para combater esse problema, é importante que todos nós estejamos atentos e conscientes. A seguir, algumas dicas para ajudar a evitar a propagação de notícias falsas:
⚠️ Cheque antes de compartilhar: Questione e verifique as informações antes de compartilhá-las. Essa simples ação pode ajudar a evitar a propagação de notícias falsas.
🔮 Não tire conclusões precipitadas: Evite comentários em relação a notícias não confirmadas ou imprecisas. É fundamental aguardar por fontes confiáveis e informações verificadas antes de formar uma opinião ou compartilhar uma notícia.
🔎 Verifique as fontes: Cheque se a notícia vem de fontes confiáveis e conhecidas, e desconfie de páginas ou perfis de redes sociais desconhecidos.
🧐 Identifique as Fake News: Fique atento às técnicas utilizadas pelos produtores de Fake News para enganar as pessoas, como notícias sensacionalistas, informações que parecem ser verdadeiras, mas que não apresentam fontes, entre outras.
🚔 Compartilhar Fake News é crime: Destacamos que compartilhar fake news pode ter consequências legais, como multas e processos judiciais. Também é importante destacar que a disseminação de informações falsas pode ter impactos negativos na sociedade como um todo.
Não seja mais um agente disseminador de Fake News! Caso você desconfie da autenticidade/veracidade de algum conteúdo divulgado ou recebido, denuncie a publicação, ou entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento.
Compartilhe essa mensagem e ajude a conscientizar as pessoas sobre esse problema. Juntos, podemos combater as Fake News e preservar a credibilidade das informações que circulam na internet.