

NOVO MODELO DE OUVIDORIA DÁ MAIS VOZ AO CIDADÃO


Dar mais voz ao cidadão. É isso que propõe o Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP). As Ouvidorias sempre foram canais de comunicação entre o cidadão e a Administração Municipal, mas agora as pessoas passam a ter mais participação nesse processo.
Atendendo à Lei Federal 13.460/2017, as Ouvidorias Municipais em todo o país estão adotando o MMOuP, difundido pela Controladoria-Geral da União. Diferente do modelo atual, em que a Ouvidoria é um agente passivo na relação com o cidadão, daqui para frente ela passa a atender às necessidades da população de forma ativa. Isso significa que os usuários dos serviços públicos serão pesquisados sobre a sua satisfação com a Administração Municipal, o que possibilitará uma gestão focada no real interesse das pessoas, com a participação do cidadão na definição de políticas públicas do Município, através do Conselho Virtual de Usuários dos Serviços Públicos.
Dessa forma, a Ouvidoria torna-se mais uma porta de entrada para as necessidades da população. Além disso, o MMOuP será uma importante ferramenta para os Gestores Municipais desenvolverem mais políticas públicas e estratégias voltadas ao interesse da população.