20 ABR 2015
Vacinação contra a gripe inicia no dia 27

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe terá início em Encruzilhada do Sul a partir de segunda-feira, 27 de abril, e segue até o dia 22 de maio. A meta para este ano, segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo dos Santos Soares, é vacinar 6.100 pessoas. As primeiras doses  da vacina já foram  encaminhadas ao município  pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. À medida que a demanda aumentar, mais porções serão repassadas pelo Estado.

Assim como nos anos anteriores, os grupos prioritários serão gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas, obesos, hipertensos, transplantados e portadores da Síndrome de Down.

Em 2015, a campanha em todo o Rio Grande do Sul acontece uma semana antes da data definida pelo Ministério da Saúde, em 4 de maio. A largada ainda no mês de abril é uma estratégia, avaliada pelas entidades médicas, no sentido de proteger as pessoas que integram os grupos prioritários dos efeitos do frio.

Este ano o Estado receberá um total de 3,5 milhões de doses. O tempo médio para total proteção após a aplicação é de até 15 dias. O sábado, dia 9 de maio, será o Dia D de Vacinação, quando em todo o Brasil os postos de saúde estarão abertos, realizando um grande mutirão.

Em Encruzilhada do Sul as doses da vacina estarão disponíveis em todos os postos de saúde a partir do dia 27 de abril. O roteiro da vacinação na zona rural está sendo definido, no entanto deverá ser o mesmo de anos anteriores.

O secretário Pedro Paulo destaca que as pessoas que estão acamadas receberão a dose da vacina em casa. Para isto basta manter contato com a unidade de saúde a qual pertence. Os telefone são: Alto Alegre (1079), Campos Verdes (1684), Lava-pés e Materno Infantil (1065), Mariano e Paraíso (1295) e interior do município (2482).