12 SET 2023
Assentados de Encruzilhada do Sul recebem títulos durante a Expointer
Assentados de Encruzilhada do Sul recebem títulos durante a Expointer
Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento agrário, na sexta-feira (1°) durante a 46ª Expointer, aconteceu a entrega de títulos definitivos, de Contratos de Concessão de Uso (CCU), e a formalização de contratos de crédito. Ao total, 19 famílias assentadas de Encruzilhada do Sul foram tituladas.
Leci Maidana da Silva, do assentamento Farroupilha, recebeu o Título de Domínio (TD) acompanhada pelo marido e pelo filho caçula, que estava completando 7 anos. “Foi o presente de aniversário dele”, relatou a mãe.
A mesma alegria foi expressa por Neida de Souza e Leonildo dos Santos, assentados desde 1994, também no Farroupilha. “Estamos esperando há muitos anos para ser dono do que é da gente, ser dono do nosso nariz”, disse Neida.
O Secretário de Agropecuária, Leandro Noronha Freitas, acompanhou os agricultores e comemorou. “Este é um marco importante na história de nossa comunidade, que reflete nosso compromisso com a justiça social e o desenvolvimento sustentável. Essa iniciativa visa proporcionar segurança jurídica, acesso a políticas públicas e melhorias significativas na qualidade de vida de nossos agricultores e suas famílias. Estamos comprometidos em continuar apoiando e fortalecendo nossa agricultura familiar e a produção local.”
O transporte dos agricultores para assinatura do documento foi disponibilidade gratuitamente pela Prefeitura Municipal.