Prefeitura e Secretaria de Agropecuária solicitam cursos da UFPEL para o Município
No início de novembro representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agropecuária estiveram na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) conversando com a reitoria da universidade. O objetivo da reunião foi buscar a parceria da mesma para ofertar cursos de extensão e propor a possibilidade de uma futura instalação de um Campus da UFPEL em nossa cidade. Essa solicitação vem de uma demanda por qualificações no município, considerando o seu potencial, sua localização, as vantagens climáticas e a vocação turística da nossa região e município que atualmente produz excelentes vinhos, azeites, carnes e outros. Sendo premiado e reconhecido internacionalmente pela sua produção.
Diante do pedido, buscando consolidar essa parceria, na última quinta-feira, dia 23 de novembro, foi realizada uma nova reunião na Prefeitura Municipal para definir mais detalhes sobre os cursos de extensão, além do apoio da universidade na área da pesquisa e do ensino, através de um curso de fruticultura e turismo que será realizado. Participaram da reunião o representante da UFPEL, Professor Dr. Vagner Brasil, com a Diretora do CETEC professora Gisele Pereira Rodrigues, a Coordenadora da UAB Professora Elaine, o Secretário de Agropecuária Leandro Freitas, a Secretária Adjunta de Agropecuária Marcia Louzada, o Diretor Municipal de Turismo Leco e o Advogado Clementino Lopes.
Encruzilhada tem atualmente um considerável aumento das áreas de pomares, além de excelente qualidade das frutas e altos investimentos realizados. Nesse contexto, o Turismo Rural e a Fruticultura passam a caminhar juntos o que evidencia a necessidade de qualificações. Diante disso, o Município tem interesse em contar com a parceria da universidade para aprimorar os conhecimentos e tornar a mão de obra disponível no nosso município cada vez melhor.