A prefeita Laíse de Souza Krusser coordenava a audiência pública na Palma sobre o Programa Pró-Estrada, quando se aproximou dela o agricultor Grimar Aides de Souza e disse: “Prefeita, eu gostaria de falar um pouquinho com a senhora”. Foi quando Laíse o convidou para sentar e, depois de lhe oferecer um café, ouviu do senhor, com as mãos calejadas por anos de trabalho braçal, um depoimento emocionante.
Morador na região já há vários anos, Grimar trabalha com afinco na pequena propriedade. No entanto, revelou com ar de tristeza que, por não dispor de trator, sempre fez suas lavouras de milho, batata e mandioca de maneira quase artesanal. No ano passado, quando tomou conhecimento do programa Do Campo Para o Campo, ele se inscreveu e ao preencher os requisitos exigidos foi beneficiado com 200 litros de óleo diesel.
Contando com um trator cedido pelo vizinho Diogo Souza, pela primeira vez o pequeno agricultor teve a possibilidade de fazer sua lavoura da forma adequada, o que, segundo ele, inclusive melhorou a produtividade. Assim, tão logo teve a oportunidade, Grimar fez questão de agradecer pessoalmente à prefeita Laíse pelo auxílio que recebeu em forma de óleo diesel, completando: “Esta foi a primeira vez que a Prefeitura me ajudou com alguma coisa”, revelou o pequeno agricultor, já com a cédula do programa Pró-Estrada na mão para votar em até três demandas para sua propriedade. “Vou pedir um bueiro”, disse, sorrindo para a prefeita Laíse, antes de se despedir com um forte abraço.
SAIBA MAIS
Em sua primeira edição, o programa Do Campo Para o Campo beneficiou 1.046 produtores rurais, que receberam, gratuitamente, 290 mil litros de óleo diesel. Regulado pela lei municipal 3.350, de 10 de janeiro de 2014, o programa está com as inscrições abertas em sua segunda etapa. Para ter direito ao benefício o produtor precisa comprovar, mediante apresentação de talão de produtor, diferença a maior entre a compra e venda nas referidas notas de movimentação. A quantidade de litros de óleo diesel varia entre 150 a 300.
O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Iberon Barros Gonçalves, informa que as inscrições para a segunda edição do programa (cuja meta este ano é beneficiar cerca de 1.600 produtores) podem ser feitas nas segundas, quartas e sextas-feiras, até o dia 30 de setembro.